No dia último dia 21 de março, a Comissão Municipal de Resíduos Sólidos se reuniu mais uma vez, realizando a reunião ordinária mensal.

políticas públicas

| 26 de Março de 2019 - by: Yasmin Valentino

Com a pauta diálogo sobre a transição da coleta seletiva, a comissão trouxe a opinião da sociedade sobre a viabilidade de realização da coleta seletiva pelos empreendimentos de catadores.


Empresas Ecologicamente Corretas

Estiveram presentes pessoas com o intuito de discutirem o projeto de transição da coleta seletiva, hoje terceirizada, transferindo-a para a realização através de serviços prestados pelos empreendimentos de catadores do município.
Moradora do bairro Jd. Novo Mundo II, Edilene Mizael relata que percebeu que com a realização da coleta pelos catadores, o cuidado e respeito com os resíduos é diferenciado, dizendo que sentiu e pôde constatar que a classe de catadores faz isso com muita alegria e disse estar contente também com o horário em que o caminhão está passando a partir de então, e apontou que desde o início da transição, o número de catadores autônomos no bairro diminuiu. Edilene apontou alguns ponto que lhe causaram preocupação, dizendo que acredita que a classe precisa de equipamentos de segurança, como sapatos apropriados e luvas para obterem maior segurança na realização dos trabalhos, e também acha que o caminhão utilizado para a coleta é inadequado, mais relata que no geral gostou da maneira com que os empreendimentos se comportaram e acredita no sucesso desta realização pelas cooperativas e associações.
Segundo Samir Trindade, Presidente da cooperativa COOPERSUL, um dos maiores pontos positivos é a experiência que a coleta seletiva está proporcionando, mostrando que é possível que futuramente as cooperativas e associações realizem a coleta no município da melhor forma possível em sintonia com o poder público e a população, proporcionado a realização da coleta seletiva que o meio ambiente necessita atendendo em primeiro as necessidades ambientais, promovendo cidadania com inclusão social, geração de trabalho e renda.
Durante a reunião, todas as questões apontadas foram amplamente discutidas: O uso de EPIs, a adequação do caminhão, novas ideias que estão sendo colocado em prática pelos empreendimentos dos catadores para a melhoria da coleta.
A Comissão Municipal de Resíduos se reúne todas as terceiras quintas-feiras de cada mês e suas reuniões são abertas ao público.
Maiores informações: Marcio Santos – Coordenador Fone: 35 98895-5325

Comunidade Ecologicamente Correta

Comentários