É hoje! Audiência pública discutirá coleta seletiva, a participação da sociedade é de fundamental importância!

políticas públicas

| 13 de Fevereiro de 2019 - by: Cintia Gonçalves

A proposta partiu do vereador Ricardo Sabino e a vereadora Lígia Podestá.


Empresas Ecologicamente Corretas

Em entrevista ao Jornal PocosConciente Ricardo Sabino fala sobre o objetivo em pedir a realização da audiência pública sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos (Lixo) no município.
Ricardo, vereador desde janeiro de 2017, entende que como legislador, há a necessidade de trazer a população para dentro da câmara municipal com o intuito de discutir o que acontece na cidade, almejando o melhor para a sociedade.
No meado do ano de 2018, especificamente no mês de agosto, houve a alteração da forma coleta de lixo, lançando a modalidade de duas coletas, um dia para a coleta do lixo seco (Materiais recicláveis) e outros dois para o lixo úmido (Rejeito). No primeiro momento houve uma resistência por parte da população, inclusive houve questionamentos por parte de muitas pessoas. De acordo com Ricardo não era possível falar dos impactos quando a mudança se iniciou, sejam pontos positivos ou negativos, diante de tudo isso, esperamos passar alguns meses após a implantação da proposta, acreditando que agora é possível comparar os resultados alcançados, comparando com o antes observando o que tivemos de melhorias com a mudança, fazendo uma análise sobre os efeitos causados, os pontos negativos e positivos e o que precisa ser melhorado. O objetivo é trazer para a câmara as faculdades que tratam de meio ambiente na cidade e cursos específicos em relação ao tema; trazendo assim a população para a discussão, esperando que a mesma possa contribuir na realização desta audiência, no sentido de melhorar cada vez mais a gestão de resíduos no município e também conscientizar a sobre a necessidade de reciclar, recuperar e preservar o meio ambiente realizando a coleta seletiva. Sabino cita também a falta de cultura e hábito do brasileiro em relação à separação e destinação correta dos resíduos sólidos para a realização da coleta seletiva, Sabino diz que o assunto sempre deve ser trazido à tona para que um dia consigamos desenvolver cultura e hábito que ainda não existe no dia-a-dia dos brasileiros e realizarmos a coleta seletiva que o meio ambiente necessita.
Sabino diz também que em sua própria casa houve um transtorno inicial em adaptar com o novo método de coleta seletiva, porém, hoje em dia em sua casa há um lixo separado para que seja realizada a separação dos resíduos recicláveis que devem ser destinados para a coleta seletiva.
A câmara tem objetivo de mobilizar as pessoas em relação a reciclagem através de projetos de lei e de fiscalização da comunidade!
A audiência pública será realizada no dia 13/03/2019, quarta-feira próxima, as 17hrs na câmara municipal, e será aberta a população.
Maiores informações: 3729-3801 – Câmara Municipal de Poços de Caldas

Comunidade Ecologicamente Correta

Comentários