Entre projetos diversos no legislativo, vereador atua frequentemente em prol do meio ambiente.

políticas públicas

| 24 de Dezembro de 2018 - by: Cíntia Gonçalves

O Vereador Gustavo Bonafé em entrevista ao jornal PoçosConsciente, relatou dados sobre projetos aos quais ele tem feito parte em prol do meio ambiente.


Empresas Ecologicamente Corretas

De acordo com Gustavo, essa é uma das áreas na qual ele mais atuou nesses dois anos de mandato, porém contando sempre com a participação de diversos atores, como a sociedade civil e ONGS envolvidas na causa.
A primeira lei que tem impacto no meio ambiente é a lei dos fogos silenciosos, a lei teve 97% de aprovação popular. A lei limita o município a utilizar fogos de artificio barulhento em seus eventos ou em eventos aos quais o município apoia. Isso evita a morte de aves que acabam morrendo por conta do barulho, evita com que animais que sofrem devido a sua sensibilidade sonora, fiquem atacados, além dos benefícios aos seres humanos, como recém-nascidos, crianças com autismo, idosos e doentes.
Outra lei criada foi a lei da coleta, reciclagem e destinação do óleo de cozinha usado. A lei já existia, porém não estava sendo muito efetiva. Foi criada então nova legislação para organizar melhor as regras, e quem são os responsáveis por fazer a coleta do óleo de cozinha usado. A lei foi feita com parceria junto à Coopergore, a qual é a única cooperativa devidamente adequada para fazer esse serviço no município, além da participação do poder executivo e de vários vereadores.
A outra lei criada foi uma iniciativa de um cidadão civil, essa lei é voltada para a reciclagem de eventos. A lei obriga que sejam recolhidos de maneira responsável todos os resíduos que ele gera nessas atividades, assim então o material reciclável e o óleo de cozinha devem ser recolhidos. Caso isso não seja feito, cabe uma punição aos organizadores de eventos.
Mais uma lei criada é a lei dos bancos de ração e acessórios para animais, a qual também teve participação popular. A lei ainda precisa ser regularizada para que haja efeito, mas basicamente é fomentar os defensores dos animais a criar um ciclo de cuidado com os animais abandonados, tanto cães como gatos.
Há também a criação de um anteprojeto junto com vários vereadores, que institui o plano municipal de defesa, proteção e controle populacional dos animais. A lei é bem ampla e compõe mais de 150 artigos, que em breve estará a disposição para aprovação da câmara.
Em entrevista, Gustavo Bonafé relatou também ao Jornal PocosConsciente, falando de atitudes praticadas por ele em prol do meio ambiente: ¨Aqui no gabinete não usamos copos plásticos, usamos a garrafinha, e uso também uma bicicleta elétrica como meio de transporte, entendo também que meu meio de transporte deve ser sustentável, uso esse meio de transporte como uma forma de inspirar outras pessoas a usarem esses meios de transporte que denigre menos o meio ambiente. Fora isso, participo de encontros relacionados a essa temática, e sempre que posso reconhecer alguém que atua nesse sentido eu procuro ajudar, eu verifico os projetos sociais aqui da cidade e verifico o que tem sido feito em prol do meio ambiente¨.
Gustavo Bonafé - Vereador
Contato: 3729-3801

Comunidade Ecologicamente Correta

Comentários