Ligia Podestá apresenta ao Jornal PoçosConsciente seus projetos voltados ao meio ambiente:

políticas públicas

| 31 de Outubro de 2018 - by: Marcio Santos

Ligia Podestá em quanto vereadora têm mostrado sua preocupação com a preservação e recuperação do meio ambiente, bem como com os cuidados de limpeza e higiene da nossa cidade.


Empresas Ecologicamente Corretas

Em seu mandato de apenas um ano e dez meses como vereadora, já apresentou projetos que se aplicados trará diferenças no ambiente em nossa cidade, também como coordenadora pedagógica está sempre aplicando ou apoiando projetos de conscientização ambiental nas escolas em que atua.

Relata Lígia ao PoçosConsiente: Meu primeiro projeto apresentado foi o “Cidade Limpa”, o projeto propõe a instalação de lixeiras padronizadas e com a quantidade necessária na cidade, visando a melhor acomodação do descarte de resíduos sólidos (lixo), tornando a cidade mais limpa, apresentável, agradável e ecologicamente correta. O projeto prevê também economias de gastos para a prefeitura em relação à compra e instalação das lixeiras, prevendo a possibilidade de parceria com empresas privadas, onde empresas invistam na compra e instalação das lixeiras e em contrapartida divulgue sua marca na lixeira, contribuindo assim com a melhor organização e qualidade do meio ambiente na cidade.

Outro projeto de proposição minha é o projeto “Poços mais Verde” este que consiste em plantio de árvores frutíferas e não frutíferas, e a criação de hortas em terrenos baldios e não ocupados no município, melhorando assim o ambiente da cidade tornando-a mais bonita, contribuindo com a produção de alimentos e com um ar mais puro, proporcionando mais qualidade ao meio ambiente.

E enquanto coordenadora pedagógica, apoio e ajudo na elaboração e aplicação de vários projetos de cunho socioambiental, no PMJ, posso destacar o plantio de árvores nas escolas que fazem parte do mesmo, como um meio de incentivar as crianças e também orientá-las sobre a preservação do meio ambiente.

Destacando também, na escola CAIC e no PMJ que funciona no complexo João Monteiro, está sendo realizado um projeto junto a TetraPack, que consiste na arrecadação de caixinhas de leite, e de sucos em geral. Há uma parceria entre a escola e a empresa TetraPak que é grande fabricantes dessas embalagens;. A arrecadação trará benefícios para a escola e para o PMJ, caso seja alcançada a meta de arrecadação junto às famílias dos alunos, 2000kg (duas toneladas) de caixinhas, a escola e o PMJ serão recompensados com uma verba de R$ 2000,00 (dois mil reais), este que em realizando a campanha e alcançando a meta, além do grande benefício ao meio ambiente em tirar tantas caixinhas do meio do lixo que seria depositado no aterro municipal, estaremos também estimulando a consciência ambiental dos alunos e familiares, contando ainda com a incentivo financeiro que estará sendo disponibilizado para a escola e PMJ. A campanha teve início no mês de setembro e será finalizada em dezembro.

E por último fui procurada pela Associação Recriando que está disponibilizando um projeto muito interessante para mobilização e conscientização para a melhor organização da coleta seletiva municipal, que é o “Projeto Reciclado com o Sapo Nino”, assim a Recriando disponibiliza do seu mascote oferecendo: palestras, brincadeiras e teatro para trazer consciência a todo cidadão da necessidade de se realizar a coleta seletiva que o meio ambiente necessita. Ciente da necessidade de mobilização e conscientização em prol, de pronto abri as portas da creche, primeiro para realização de uma reunião com todas as colaboradoras para apresentação do projeto, e em seguida para a apresentação do teatro para as crianças que amaram o Sapo Nino de Brito que é o mascate da Recriando e da coleta seletiva municipal. Também incentivei e apresentei os representantes da Recriando para a diretoria do CAIC, onde já foi realizada a parceria entre a Associação Recriando e o CAIC, na qual já foi realizado também as ações de conscientização a todos os alunos da escola. Onde a Associação vai estar doando 100 kg de caixinhas de Tetra Pak para a Escola Caic, ajudando assim na arrecadação das mesmas, contribuindo com a conscientização e para a campanha proposta.

Afirmo que o meio ambiente necessita de ações de cada indivíduo para juntos alcançarmos melhor qualidade de vida e planejarmos um futuro com o meio ambiente mais justo e equilibrado para as nossas futuras gerações.

Vereadora Maria Lígia de Podestá

Galeria

Comunidade Ecologicamente Correta

Comentários