Poços de caldas cidade privilegiada

políticas públicas

| 30 de Outubro de 2018 - by: Marcio Santos

Prefeito municipal Sérgio Azevedo fala sobre os privilégios que nossa cidade dispõe em relação ao meio ambiente; e expõe o que nosso município está planejando para melhorias ao tratamento do meio ambiente.


Empresas Ecologicamente Corretas

Jornal PoçosConsciente: Com os 17 objetivos e 169 metas para que alcancemos o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos do planeta; estabelecida na agenda 2030 pela ONU – Organização das Nações Unidas, o que o Sr. pode destacar que seu governo está fazendo em Poços para alcançarmos esses objetivos e metas?
Prefeito Sérgio Azevedo: São vários objetivos, e eu queria citar dois deles, que seriam: Educação Inclusiva e Equitativa para todos, e água e energia para todos também.
Sobre água e energia; 40% da população brasileira não tem acesso a água tratada, e 15% não tem energia. Poços de Caldas não tem esse problema, pois é uma cidade privilegiada. Nós temos um departamento próprio de água onde chegamos com a água tratada praticamente em 100% para todo cidadão, e temos também um departamento próprio de energia, onde chegamos a gerar 50% da nossa energia consumida aqui na cidade, e estamos cada vez incentivando para que isso possa aumentar, então é importante que a população esteja ciente dos fatos, mas que não achem, que estamos num berço de ouro, nós temos que ter cuidados, nós temos que cuidar da água, sermos racionais, não ficar desperdiçando, ter um comportamento consciente é fundamental.
Sobre educação inclusiva e equitativa; Estamos revendo as condições físicas das nossas escolas, das nossas creches, para melhorar, não somente o estudo, mas as condições das pessoas que estão ali, para que todos se sintam melhor neste espaço. Nós estamos fazendo um projeto para implantação em 2019/2020 de uma escola modelo, para que possamos ter atividades em período integral, almejando que uma criança entre com três meses na escola e saia com 15 a 16 anos indo direto para o ensino médio. Isso é um sonho e faz parte das metas e dos objetivos de desenvolvimento sustentável, porém o Brasil ainda está muito longe disso, as nossas escolas não têm condições físicas para isso, e acaba que temos não uma escola integral, mas sim uma educação integral, onde usamos outros espaços para poder atingir esse objetivo parcialmente, e quando tivermos essa escola modelo, conseguiremos gradativamente que cada escola seja totalmente independente, que o ensino seja realmente integral e no próprio espaço de cada escola, o que é fundamental para que o aluno não tenha que ficar se deslocando de um lugar para o outro.
Outro objetivo paralelo a esta necessidade, é a valorização dos professores, e temos feito. Tanto na parte financeiras como na parte de capacitação. Nós implantamos a partir desse ano (2018) e vamos concluir até 2019 uma reivindicação já antiga dos professores, há 8 anos existe essa lei e não é cumprida, e em Poços a partir da minha gestão, começamos a cumprir, e os professores terão a partir de 2019 totalmente implantada a lei do piso salarial, onde terão, principalmente um terço da sua carga horária voltada para capacitação em estudos coletivos, onde os professores de cada escola possa estar avaliando e procurando melhorar o estudo que é dado para as crianças. Estamos também implantando novas aulas e gradativamente o ensino integral nas escolas, aplicando: esporte, cultura, música e destacando as instruções de empreendedorismo, implantado a partir deste ano, 2018, preparando as crianças para serem cidadãos capacitados no futuro, pois o mundo é cada vez mais dinâmico e muda a cada dia e o empreendedorismo cresce também a cada dia, com grande dificuldade de geração de emprego com carteira assinada, essa ação se faz necessária, preparando nossas crianças e jovens para o mercado de trabalho. Tornando-as capacitadas para o futuro do empreendedorismo.
Qualificação do servidor: Implantamos uma escola interna, para que todos os servidores possam se capacitar, sobretudo os professores, para que possamos gerar oportunidade de qualificação inclusiva e equitativa.
Voltando ao meio ambiente: Falando de água e energia, estamos realizando vários trabalhos.
Na zona rural estamos fazendo a preservação das nascentes através de um incentivo do DME, onde já temos vários moradores da zona rural participando e realizando esse trabalho importante.
Vamos implantar em 2019, o Plano de manejo da serra de São Domingos, é uma serra em meio ao centro da cidade que é um privilégio que nossa cidade têm, coisa rara de se ver no Brasil e no mundo, com o plano de manejo vamos cuidar da serra, da fauna e de toda riqueza de diversidades que venha a existir em toda sua extensão.
Nós temos um emissário de esgoto que passa ali na João Pinheiro, que já tem mais de 40 anos e que já está saturado, e não está tendo condições de transporte do esgoto, vamos fazer uma obra de substituição deste, prevendo uma nova estação de tratamento de esgoto que está sendo construída e será inaugurada no final de 2019, onde Poços vai estar tratando 100% do seu esgoto; hoje tratamos 30%, e 70% jogamos in natura nos rios, prejudicando o meio ambiente e cidades que ficam abaixo da nossa cidade, quando emitimos esgoto in natura nas água que chegarão às cidades abaixo, isso é um péssimo exemplo e muito ruim, lembrando que Poços é uma cidade privilegiada, pois ninguém joga nada na gente, não vem nada de outra cidade para nós, mas nós jogamos para varias cidade abaixo. Temos que dar o exemplo.
Um grande destaque é a coleta seletiva que implantamos esse ano. Os estudos mostram que você pode chegar até 30% de coleta seletiva em meio aos resíduos sólidos descartados, e Poços de Caldas só conseguia separar de um a três por cento, era praticamente irrisório o que tinha de coleta seletiva. Com a nova reorganização nos dias de descarte do lixo úmido (rejeito) e do lixo seco (reciclável), os números vêm crescendo, coletamos nos primeiros noventa dias próximos de dez a doze por cento da possibilidade de estatística, e o objetivo é atingirmos o índice internacional, buscando conseguir grande ganho para o meio ambiente através da realização da coleta seletiva. Realizando reciclagem, inclusão social, geração de trabalho e renda, enfatizando que hoje temos aproximadamente 100 famílias complementando e até gerando renda, através das cooperativas e associações no beneficiamento e venda dos materiais coletados na coleta seletiva municipal, visando também trazer uma sobrevida ao nosso aterro municipal, se tirarmos 30% do lixo que é jogado diariamente lá, essa ação será fundamental para a gestão de resíduos para o município e para o meio ambiente.
Jornal PoçosConsciente: Quais conselhos que o Sr. pode transmitir através do PoçosConsciente para a população Poçoscaldense em busca da responsabilidade e parceria de todos, para que nossa cidade colabore com a realização dos feitos?
Prefeito Sérgio Azevedo: Temos que ressaltar a importância do uso racional da água e da energia elétrica. Não é porque nós somos privilegiados com grande potencial de tratamento de água e geração de energia, que vamos desperdiçar, portanto é fundamental que a população tenha consciência de uso racional do consumo da água e da energia elétrica em nossa cidade.
Quero incentivar as crianças e jovens a praticarem esportes. A criança ou jovem que ainda não está participando algum esporte dentro da sua escola, na educação integral, que ela possa estar fazendo algum esporte, alguma atividade entre os inúmeros projetos que nós temos na cidade em todas as áreas, a criança ou jovem pode escolher o esporte ou a atividade que ele gosta e procurar dentro os vários moldes disponíveis no município para que ele possa estar fazendo, Cuidar do corpo e da mente e cuidar do meio ambiente e é fundamental para cada indivíduo.
Pedir a colaboração e a participação de todas as famílias na realização da coleta seletiva para atingirmos o índice que eu citei de 30% que seria uma conquista maravilhosa para a nossa cidade na contribuição para a recuperação e preservação do meio ambiente, e essa é a meta que estamos perseguindo.
Combatemos ao descarte clandestino de esgoto, hoje Poços de Caldas tem casas ainda abaixo do nível da rua que acabam jogando esgoto no nosso próprio ribeirão, precisamos corrigir estas ações negativas, se alguém tem consciência e sabe de algum local assim, que possa nos avisar para que possamos fazer a correção do feito, para que não continue ocorrendo e prejudicando o meio ambiente.
Pedir a todos que não jogue lixo, móveis usados e entulhos nos ribeirões e em encostas da cidade, infelizmente muita gente joga e isso trará problemas nos cursos naturais das águas causando enchentes; Lembrando que sofremos aqui em 2016 uma grande enchente e pudemos detectar inúmeros objetos que obstruíram o grande volume de água que choveu naquele dia. Quando houver a necessidade de descartar algo dessa natureza como: Sofá, geladeiras guarda-roupas e etc. é só ligar para o nosso serviço de cata-treco, que vai buscar na sua casa e dar o destino correto. Fone: 3697 2073.
Quero incentivar também a plantação de árvores, pensando no meio ambiente em ter um clima mais ameno e equilibrado, estamos lançando um projeto de arborização na cidade, onde pretendemos plantar 40.000 árvores neste mandato. Isso já começou e pretendemos acelerar a partir do ano de 2019 e quem tem interesse em estar plantando na frente da sua casa, nós damos a muda e fazemos o plantio.
Para finalizar, quero destacar a importância de todas as atividades aqui citadas, estas englobam basicamente o saneamento básico, a cada um real que investimos nessas ações, na melhora do saneamento, nós economizamos 5 reais da saúde pública, então é uma forma de economia sem gastar, pois as pessoas não irão ficar doentes, elas não vão ter os problema que hoje têm e virtudes dos maus cuidados com o meio em que vivemos. Em poucas proporções em Poços de Caldas, mas em grandes proporções no Brasil.
Por vivermos em Poços, onde temos uma qualidade de vida com muita qualidade, passa despercebido o que se passa em algumas cidades no Brasil, principalmente no norte e no nordeste do país. Onde a realidade é outra, totalmente diferente.
Para tanto, vamos juntos cuidar da nossa bela Poços de Caldas e dar nossa contribuição ao melhor tratamento ao meio ambiente!
Prefeito Municipal: Sergio Antonio de Carvalho Azevedo

Comunidade Ecologicamente Correta

Comentários