Instituto Fernando Bonillo

projetos

| 10 de Julho de 2021 - by: Maria Toledo

Conheça o Instituto Fernando Bonillo e entenda a atuação dele em Poços de Caldas


Empresas Ecologicamente Corretas

O Instituto Fernando Bonillo de Pesquisa e Conservação Ambiental foi criado em Abril de 2017, em Pouso Alegre, com a finalidade de capacitar e profissionalizar ambientalistas a fim de difundir práticas sustentáveis em defesa do meio ambiente. Para entender melhor sobre o instituto e sua atuação em Poços de Caldas, a Folha Digital Poços Consciente conversou com a engenheira ambiental, membro do IFB, Marielle Resende.

Para iniciar, vamos falar sobre quem foi Fernando Bonillo e como surgiu o Instituto?

Marielle Rezende - Fernando Bonillo foi um ambientalista e chefe regional do Ibama em Pouso Alegre. Ele faleceu em 2014 e, com isso, as pessoas ligadas às questões ambientais em Pouso Alegre se viram meio carentes de uma figura representativa na área de fiscalização e conservação ambiental. Foi assim que surgiu o IFB, para que as bandeiras que foram amplamente disseminadas pelo Fernando Bonillo em vida pudessem continuar a ser difundidas.

Quando e como o Instituto Fernando Bonillo começou a sua atuação em Poços de Caldas? Quais outras cidades o IFB atua?

Mariele Rezende - O IFB atua em Poços desde 2018, quando eu me mudei para Poços de Caldas para dar aula no Instituto Federal. Eu trouxe as ações do Instituto para o município. Atualmente temos três pessoas ligadas ao instituto na cidade: Marielle Rezende, engenheira ambiental; Elisabete de Cássia da Costa, pedagoga e gestora de projetos; e Jordana Simplício, responsável pelo setor de comunicação e mídias sociais do Instituto no município. Estamos com novos membros em processo de formalização, em breve teremos novidades. Além de Poços e Pouso Alegre, o IFB está presente em diversas cidades como Santa Rita do Sapucaí, Lavras, Alfenas e Campos do Jordão.

Como é a atuação do IFB?

Marielle Rezende - O IFB trabalha por demandas e projetos. Nós participamos de editais e possuímos parcerias com instituições de ensino, como a Unifal e o IFSULDEMINAS Nosso fluxo de trabalho acontece assim: a equipe do instituto identifica os problemas locais e pensa em soluções, baseando-se em experiências exitosas. Ou seja, nós também replicamos os casos de sucesso.

Em Poços de Caldas, quais são os projetos do IFB?

Marielle Rezende - Nós executamos em Poços de Caldas alguns projetos formalizados através de algumas parcerias. Um deles é o “Recicla Vidas”, que acontece na Coopersul. Este projeto é financiado pelo Instituto Alcoa.
Outro projeto bastante relevante é com o Instituto Federal do Sul de Minas e com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Ele é na área de saneamento rural e realizamos um diagnóstico e a conscientização ambiental nas propriedades da zona rural.
Atualmente também estamos em fase de implementação, em parceria com a PMPC, o IF e a Unifal um projeto de uma horta comunitária e compostagem no bairro Jardim Kennedy II.
Além dessas ações, temos um trabalho importante de conscientização sobre questões ambientais, que acontece também pelas redes sociais.

Como a sociedade pode apoiar o Instituto Fernando Bonillo?
Marielle Rezende - As pessoas podem apoiar o IFB como voluntário ou como doador, sendo que empresas também podem patrocinar nossas ações. É importante mencionar que somos uma instituição sem fins econômicos, mas precisamos de recursos financeiros para remunerar as pessoas envolvidas nos projetos e financiar nossas ações. Todo o lucro obtido volta para os projetos e financia nossas atividades.
Os recursos financeiros são importantes para a gente poder profissionalizar e fortalecer o instituto, assim como acontece nas outras instituições do terceiro setor.

O IFB faz parte de uma rede nacional de fortalecimento do terceiro setor. Você pode falar mais sobre isso?
Marielle Rezende - Sim. Nós fazemos parte de uma rede nacional de fortalecimento do terceiro setor, coordenada pelo Sr. Takashi Yamauchi. Somos os representantes regionais no sul de Minas Gerais e oferecemos cursos, por enquanto virtuais, na área de responsabilidade socioambiental. O coordenador, inclusive, já visitou Poços de Caldas e Pouso Alegre para conhecer na prática nossa atuação.

Para mais informações sobre o IFB e suas ações, acesse o site: http://ifbonillo.org.br/

ACOMPANHE NOSSO JORNAL NA INTEGRA ↓↓

Comunidade Ecologicamente Correta

Comentários